domingo, 5 de dezembro de 2010

Sonar Gospel Festival – “a revolução dos independentes”





Voluntários ligados à produção independente de música gospel estão se organizando em torno de um projeto cujo principal objetivo é incentivar que cada banda ou cantor exerça sua atividade artística com a seriedade e compromisso que um ministério evangelístico exige. Outro objetivo não menos importante é vencer as limitações e superar os preconceitos que as bandas enfrentam. Segundo os idealizadores do projeto, denominado Sonar Gospel, é inconcebível que milhares de bandas dedicadas à arte e a disseminação do Evangelho continuem sem reconhecimento e apoio.

No intuito de iniciar essa “revolução dos independentes” – palavra de ordem que o projeto adotou – organizou-se o Sonar Gospel Festival, concurso de música gospel sem fins lucrativos voltado para a produção artístico/musical independente. A primeira fase do festival é online, da qual 20 (vinte) concorrentes passam para a fase final que se dará num show ao vivo com gravação em DVD e transmissão pela Internet. O local e a data dessa final serão definidos após consulta com os finalistas.
Focado na produção independente, o festival recorre a Internet para reunir bandas de todo o Brasil e inova ao realizar uma fase online. Os concorrentes postam suas músicas no site do evento, que podem então ser ouvidas e votadas. É o primeiro festival de música gospel que lança mão desse recurso. O que se pretende com essa audição online é permitir que intérpretes de qualquer cidade brasileira possam participar sem arcar com custos de viagens e estadia, além de permitir que qualquer pessoa de qualquer localidade do mundo possa conhecê-los.
Da fase online serão selecionados 20 (vinte) concorrentes, divididos entre finalistas e convidados, que participarão do show de encerramento em 02 (dois) palcos distintos de forma alternada. Segundo a organização do festival, a estrutura profissional do show será similar a de festivais como SWU e SP ONLIVE, com toneladas em equipamentos de som e luz. Além disso, o show será gravado em DVD com qualidade HD e transmitido ao vivo pela Internet.
Organizado e realizado por voluntários, o Sonar Gospel Festival recorre a um sistema interessante de contribuição via pagamento de taxa de inscrição para custear parte da empreitada. A taxa de inscrição é obrigatória apenas para os inscritos que queiram concorrer aos prêmios da final e com valor fixado em apenas R$ 20,00 por integrante e por música. Os que não puderem ou não quiserem contribuir com a taxa podem, mesmo assim, expor suas músicas, fotos e release no site do evento. O restante do valor necessário para bancar o evento virá de doações e cotas de patrocínio.
Entre os prêmios oferecidos aos finalistas estão um vale-viagem no valor de R$ 8.000,00, gravação de videoclipes e participação no DVD. O concorrente que se dispor a contribuir com o pagamento da taxa de inscrição leva, independente de estar ou não na final, um contrato de divulgação com o site que promove o evento.
Sonar Gospel Festival é o primeiro passo de um projeto maior, onde se pretende criar mais espaço para a produção de música gospel independente, incentivar a busca pelo profissionalismo artístico/musical e amplificar a voz daqueles que fazem da música gospel um estilo de vida.
A produção independente de música gospel tem se intensificado nos últimos anos. Desde amadores sem maiores pretensões até bandas de alto nível para as quais falta apenas um contrato com gravadora, o que se tem visto são pessoas talentosas que tem muito a dizer e se valendo dos mais variados recursos musicais para cumprir esse propósito.
O projeto no qual o Sonar Gospel Festival – “a revolução dos independentes” está inserido visa reunir bandas, grupos e cantores de música gospel para fortalecer o segmento independente e batalhar para a definitiva emancipação da produção independente.
Os interessados podem conferir as premiações e o regulamento no site www.sonargospel.com.br. As inscrições vão até o dia 20 de Dezembro e devem ser realizadas diretamente no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas