sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Bíblia do Surfista Será Lançada Nesta Sexta-Feira!

A Bíblia do Surfista, com linguagem coloquial, será lançada sexta-feira, em Fortaleza, Brasil, em evento gratuito.

O evento será no auditório da Faculdade Sete de Setembro (FA7), onde além de serem sorteados Kits E-Surf, Aquax e uma prancha edR, será também exibido o filme “Walking on Water” às 19h30min.

A segunda edição da Bíblia do Surfista foi lançada anteriormente em São Paulo, na presença de vários praticantes do surf. Segundo a reportagem do site da organização dos Surfistas de Cristo, a mudança encontra-se na linguagem utilizada que é mais coloquial.

“Em relação ao livro original a principal mudança é a linguagem utilizada bem mais coloquial,” relata o vídeo.

Esse processo de transcrever os textos bíblicos para o português falado de hoje é um projeto que a sociedade bíblica brasileira vem desenvolvendo desde 2000.

Seguindo um trecho da bíblia como exemplo, no caso Marcos 15:16, a Bíblia do Surfista mostra algumas mudanças quanto ao uso de expressões atuais mais populares.

Olhando primeiro o texto tradicional desde trecho encontramos: “E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a corte. E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça. E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus! E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram. E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem,” Marcos 15:16 (ACF).

E agora comparando com a versão da Bíblia do Surfista: “Ai os soldados levaram a Jesus para o palácio do governador e reuniram toda a tropa. Depois vestiram em Jesus uma capa vermelha, e puseram na cabeça dele uma coroa feita de ramos cheios de espinho. E começaram a saudá-lo, dizendo: Viva, o Rei dos Judeus! Batiam na cabeça dele com um bastão, Cuspiam nele e se ajoelhavam, fingindo que o estavam adorando. Depois de terem caçoado dele, tiraram a capa vermelha e o vestiram com suas próprias roupas; em seguida o levaram para fora a fim de o crucificarem.”

Desta maneira, para facilitar a compreensão a obra traz um vocabulário que explica o significado de muitas palavras.

“Há outros aspectos que customizam a Bíblia do surfista. A começar pela capa trazendo a silhueta de um praticante de esporte e com um fundo recoberto de grafismos.”

“Há também depoimentos e fotos de vários surfistas de Cristo tanto gringos quanto brasileiros,” relata o vídeo.

O livro gasta algumas páginas com dicas que funcionam como uma espécie de manual do usuário, para tornar mais rica a relação do surfista com a Bíblia. Por fim, com o intuito de agradar o seu público alvo, a Bíblia do surfista traz até história em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas